taxa-selic

O que é a taxa SELIC? 

Criada em 1979 pelo Banco Central, a Taxa SELIC hoje é uma forma de controle da inflação através da taxa básica de juros. Ela é levada em consideração pela maioria dos bancos na cobrança de todas as taxas, como exemplo empréstimos, financiamentos e aplicações. 

A sigla significa Sistema Especial de Liquidação e Custódia e é determinada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), pertencente ao Banco Central.  

A Taxa SELIC é, basicamente, um programa onde as instituições financeiras (bancos, por exemplo) compram e vendem títulos do Tesouro Nacional todos os dias, por isso ela é tão variável e possui uma meta.  

Depois de mensurada a média, o Banco Central age para que essa taxa seja respeitada e a economia siga o que for mais saudável economicamente. As variações são diárias, mas o BC procura chegar ao máximo possível da meta definida pelo Copom, que se reúne a cada 45 dias para definir o aumento, diminuição ou manutenção da taxa. 

Mas como a Taxa SELIC influencia na compra e venda de imóveis?

Quando a taxa SELIC aumenta, as taxas de juros seguem o mesmo caminho, o que influencia diretamente nas taxas aplicadas em financiamentos, por exemplo. 

Isso impacta diretamente na compra e venda de imóveis, uma vez que quanto mais alta, menor será a procura e quanto mais baixa, maior será a procura. Ou seja: com a Taxa SELIC em baixa, a procura pela compra de imóveis, um bem de valor alto, é muito maior e o mercado imobiliário fica aquecido para essa procura. 

Para quem compra, as baixas da Taxa SELIC são uma oportunidade de fazer um negócio com financiamento mais acessível. Para quem vende, as chances de conseguir fechar um bom negócio aumentam com a alta de demandas. 

 Mas o aumento da taxa SELIC não significa um aumento de preço dos imóveis?

Não necessariamente. Com a baixa na demanda, é comum que o preço dos imóveis caia, mas as taxas de financiamento sobem. Sendo assim, para quem está procurando comprar com financiamento e para quem está vendendo, não é um bom negócio. Já para a pequena parcela que faz o negócio comprando à vista, é uma excelente oportunidade de encontrar preços mais atrativos. 

Cenário da Taxa SELIC em 2021

Há mais de um ano o Banco Central vem diminuindo a meta da Taxa SELIC atual, chegando ao menor patamar da história em 2020, com a taxa básica a 2% ao ano. Recentemente, o Copom se reuniu e o Banco Central decidiu manter a taxa de 2%, que já era esperada por especialistas por causa dos efeitos econômicos da pandemia do Coronavírus. 

A próxima variável será definida no mês de março, mas as previsões continuam favoráveis para a baixa da taxa. Portanto, o período é excelente para o investimento em imóveis, principalmente de alto padrão.

Financiamento e poder de compra 

Como explicamos anteriormente, a taxa SELIC é uma forma de controlar a inflação criada pelo Banco Central. Mas o que isso significa no dia a dia da nossa economia? 

Para desacelerar a economia, tornando as taxas mais caras e dificultando o consumo desenfreado, o Banco Central aumenta essa taxa e para conseguir segurar a inflação. O contrário acontece quando o consumo está muito baixo e a economia precisa ser aquecida: a taxa SELIC é diminuída e o poder de compra volta a subir, subindo a inflação quando ela está abaixo da meta e mantendo, assim, a economia equilibrada. 

A facilidade em financiamentos, crédito, empréstimos e aplicações financeiras são fatores decisivos para definir o nível do poder de compra da população. Quanto maior o poder de compra, maior o consumo. Isso impacta diretamente no mercado imobiliário, já que a maior parte das compras são feitas através de financiamentos que se tornam bastante atrativos com a taxa SELIC baixa. 

Como fechar o melhor negócio? 

O poder de escolha aumenta com a baixa das taxas também. Aquele imóvel que não cabia no orçamento, por exemplo, pode passar a ser possível. Por isso, apesar do momento ser favorável para a compra e venda de imóveis, é preciso olhar com cuidado para as negociações. 

Com as opções em vista, também vale escolher criteriosamente a instituição financeira que vai conceder o empréstimo ou financiamento, já que as condições variam de uma para outra, apesar da taxa base ser a mesma para todos. Leve em consideração a que cobra juros mais baixos e tenha um valor mínimo de entrada compatível com o seu orçamento, por exemplo.

Procure saber, também, quais são os documentos necessários para fechar o negócio e agilizar o processo. 

Para quem está vendendo, o primeiro passo é definir o valor do imóvel com um profissional que entende e leva com seriedade este processo. A JBianchi Imóveis oferece o serviço de consultoria completo para a venda do seu imóvel. 

Após fazer uma precificação justa, que está de acordo com as condições e valores do mercado imobiliário, é importante divulgar o seu imóvel para encontrar o comprador perfeito, que não é definido apenas pelo poder de compra, mas também pela real intenção de comprar e pelas expectativas quanto ao imóvel. 

Ter uma imobiliária que cuide do processo de divulgação, captação de cliente, administração do imóvel e processo de compra e venda também é interessante, pois assim a venda pode acontecer rapidamente e você não tem dores de cabeça com papeladas, visitas ao imóvel e cuidado com todo o processo. 

Por isso, escolha uma imobiliária que tem compromisso com o seu imóvel e com quem você possa contar de verdade. 

Escolha a melhor imobiliária em Mogi das Cruzes

A JBianchi Imóveis é especialista em compra e venda de imóveis em Mogi Das Cruzes. Temos uma equipe de especialistas em mercado imobiliário que vão cuidar de você a partir do primeiro passo, te ajudando a escolher o melhor negócio com mais segurança e assertividade. 

Se você quer vender o seu imóvel, anuncie com a gente. Nossa assessoria vai te ajudar a precificar, preparar e anunciar o seu imóvel e nossa equipe de vendas vai encontrar o comprador perfeito para você. Além disso, tudo será feito com segurança nas mãos de quem realmente entende do assunto. 

E se você quer comprar, entre em contato com a nossa equipe! Nossos corretores são especializados e vão procurar imóveis que atendem às suas expectativas. Procurar o melhor negócio para você será uma missão dada e cumprida! 

Comece procurando no nosso catálogo de imóveis e conhecendo tudo o que podemos fazer por você. Acesse o nosso site!